Há erros na exibição desta página. Habilite JavaScript ou consulte a ajuda de seu navegador para visualizá-la corretamente.

Preparando o terreno

Para não ter prejuízos com custos não computados no orçamento, você deve considerar um conjunto complementar: os custos indiretos. Embora os valores abordados nos passos anteriores possam ser interpretados como tal, pode faltar algo, como despesas com motoristas, vigias, mobilização e desmobilização de equipamentos, computadores, refrigeradores, exames admissionais e demissionais, dentre outros. Monte uma relação desses custos, calcule o gasto total com os mesmos e encontre o valor percentual em relação ao custo direto total. Insira esse valor no campo abaixo ou, ainda, estime um valor percentual dentro do intervalo recomendado no slider a seguir.


Arraste o slider ou digite um valor no campo seguinte para definir um valor percentual para custos indiretos.
Em geral, os custos indiretos não variam proporcionalmente às quantidades produzidas na obra, como salários de funcionários (não de operários, mas sim daqueles que não executam serviços diretamente na obra, como vigias) e custos com taxas e emolumentos, que serão os mesmos independentemente da grandeza da obra.

Custos indiretos

Você pode alterar os limites nas configurações.
A consideração sobre o que é custo direto e o que é indireto pode gerar dúvidas. Lembre-se que, aqui, o importante é não deixar de computar nenhum custo. Assim, adicione todas as despesas que não foram consideradas no custo direto e nos passos anteriores.