Há erros na exibição desta página. Habilite JavaScript ou consulte a ajuda de seu navegador para visualizá-la corretamente.

Tipos de orçamento de obra: entenda em que fases do projeto cada um deles é ideal

Atualizado em 5 de nov. de 2019 13:48

Estimativa de custos, orçamento preliminar ou analítico? Confira mais sobre os graus de precisão, objetivos e informações necessárias de cada tipo de orçamento

O sucesso de um empreendimento da construção civil depende diretamente das análises realizadas sobre seu custo. Nesse contexto, o planejamento financeiro se torna mais eficiente quando realizado em várias etapas da implantação de uma obra.

É por isso que existem diferentes tipos de orçamento: cada um deles considera diferentes informações do projeto para aferir sua viabilidade, possibilitar o desenvolvimento de projetos auxiliares, determinar o custo total e o preço de venda da edificação e permitir o fechamento de contratos.

Grau de precisão em orçamentos de obras

Quando se deseja incorporar um empreendimento imobiliário, por exemplo, é necessário, antes de se iniciar os projetos, analisar a viabilidade da obra, ou seja, determinar qual é o seu custo aproximado para aferir se é possível implementá-la e se ela geraria um bom retorno financeiro aos seus incorporadores.

Os diferentes tipos de orçamento atendem a diferentes fases de projeto de um empreendimento da construção civil e, por isso, podem variar em precisão, requisitos e objetivos.

Já quando o objetivo é programar os gastos ao longo da construção de uma obra, como acontece na criação de cronogramas físico-financeiros, há a necessidade de maior precisão para que seja feito um bom controle de gastos.

Portanto, o grau de precisão dos orçamentos de obras não deve ser uma questão de escolha: ele deve crescer conforme avança o progresso do projeto de uma obra e de acordo com as informações disponíveis acerca da mesma.

Os tipos de orçamento de obras

Como a quantidade e a qualidade das informações do projeto viariam conforme a etapa de projeto de uma edificação, é necessário considerar diferentes tipos de orçamentos. Embora essa tipificação varie conforme as diferentes literaturas sobre o assunto, os seguintes tipos são recorrentes.

Estimativa de custos

A estimativa de custos funciona como uma avaliação rápida em que se busca conhecer os custos de um projeto de engenharia. É realizada nas etapas iniciais do projeto e, em decorrência da pouca quantidade de informações sobre o mesmo, utiliza custos históricos de obras similares para fornecer noções sobre a ordem de grandeza do custo do empreendimento.

Nesse tipo de orçamento, é comum o uso do Custo Unitário Básico (CUB/m2), um indicador calculado e fornecido pelos sindicatos da construção estaduais (os SINDUSCONs) e que considera o tipo de construção e seu padrão de acabamento. Essas duas informações permitem obter, na série histórica do CUB/m2, um valor de custo por metro quadrado para determinados tipos de edificação, que deve ser multiplicado pela área construída (e após acrescido de custos não considerados no CUB/m2) para se determinar o custo da edificação, como mostra a imagem seguinte.

Para calcular o custo de uma obra utilizando o CUB, deve-se obter, a partir do tipo de construção e do padrão de acabamento um valor de custo por metro quadrado, que deve ser multiplicado pela área construída da edificação

O CUB/m2 pode funcionar bem como um parâmetro para a determinação dos custos dos imóveis. Entretanto, ele desconsidera custos importantes, como custos com projetos, terreno, fundações, urbanização e impostos.

Porém, para sintetizar, as principais características da estimativa de custos ficam da seguinte maneira:

  • Grau de precisão: baixo;
  • Objetivo: analisar a viabilidade da construção;
  • Informações necessárias: área a ser construída, tipo de construção, padrão de acabamento, custo unitário básico (ou outro indicador de custo);
  • Fase do projeto: etapas iniciais do projeto.

Orçamento preliminar

Quando o anteprojeto e os projetos básicos do empreendimento já ficaram prontos, o orçamento preliminar pode ajudar a obter valores de custos mais precisos que a estimativa de custos.

O orçamento preliminar é uma estimativa de custos aprimorada, que leva em consideração o levantamento de alguns quantitativos simples.

Isso porque ele considera o levantamento de algumas quantidades de materiais, como o volume do concreto (área construída x espessura média da camada de concreto), a área da forma (volume de concreto x taxa de fôrma) e o peso das armaduras (volume de concreto x consumo de aço).

O orçamento preliminar é, portanto, uma versão aprimorada da estimativa de custos que fornece uma precisão maior em relação ao custo final, incluindo noções sobre a quantidade de alguns materiais, como aço, madeira, concreto, dentre outros. As características principais são, portanto:

  • Grau de precisão: mediano;
  • Objetivo: determinar o possível custo da obra para o investidor;
  • Informações necessárias: anteprojeto, projeto pré executivo e especificações básicas de projeto, como espessura de camadas de concreto;
  • Fase do projeto: criação do projeto executivo.

Orçamento analítico

O orçamento analítico representa o tipo de orçamento mais preciso e detalhado para o planejamento de obras. Ele é construído a partir de pesquisas de preços dos insumos, que são organizados em composições de preços unitários e disponibilizados por tabelas de preços de referência, como as tabelas do sistema SINAPI.

O orçamento analítico considera todos os custos envolvidos na obra, incluindo custos diretos, como os custos dos materiais e da mão de obra, e custos indiretos, como os custos com a administração e o lucro de uma empresa. Nesse sentido, são realizadas considerações, como levar em conta a desoneração da mão de obra, e cálculos sobre o custo horário de equipamentos, por exemplo, para se obter o valor mais confiável e preciso que represente o custo total da obra.

Seus principais destaques são, portanto:

  • Grau de precisão: alto;
  • Objetivo: definir o custo da obra com precisão para, em seguida, realizar o planejamento e controle de sua implantação;
  • Informações necessárias: todos os projetos (incluindo especificações precisas), composições unitárias de serviços e cotação de preços de insumos;
  • Fase do projeto: previamente à execução do projeto.

É também a partir do orçamento analítico que se obtém diversos relatórios a respeito de um orçamento de obra, como o orçamento sintético (uma versão compacta do orçamento analítico, que exibe as composições de custos unitários sem especificar seus insumos) e a curva ABC.

Organizando insumos e composições

Algumas ferramentas, incluindo softwares para orçamentos de obras, podem te ajudar a obter os relatórios de orçamento automaticamente, a partir de uma versão do orçamento analítico. Aqui, nós te apresentamos o Monttante - uma solução que pode trazer mais conforto para seu trabalho, permitindo a você exportar para impressão ou para arquivos XLSX relatórios como curva ABC de insumos e serviços, listas de insumos, orçamentos analíticos e sintéticos, dentre outros.

A tela de orçamento do Monttante é simples e ajuda na organização de todas as proprieadades de composições e insumos constantes no orçamento de obra de um projeto.

Essa pode ser uma excelente forma de você organizar os insumos e composições do orçamento e descobrir o montante de custos da sua obra! E o começo é gratuito!

Quando quiser, você pode saber mais sobre o Monttante aqui.

Considerações finais

Na construção civil, a implantação de obras de engenharia está diretamente ligada ao planejamento financeiro. Para colocá-lo em prática, existem os diferentes tipos de orçamentos de obras. Cada um deles possui um grau de precisão diferente, que aumenta conforme os projetos ficam mais completos.

Dessa forma, a criação de orçamentos de obras, em diferentes etapas de projeto, passa a ter uma importância notória. Afinal, quanto mais preciso forem os orçamentos, melhor será o planejamento financeiro e maior a chance de êxito na execução das obras.

Com o Monttante, você tem um software para orçamentos de obras preparado para poupar seu tempo! Faça um teste grátis e começe agora! Basta preencher os campos seguintes:

Ocupação:
Você tem ou faz parte de:

Percebeu algum erro ou gostaria de sugerir mudanças nesta publicação? Envie seu feedback

Monttante é seu novo software para orçamentos de obras. Experimente já.

Ver preços e planos